Header Graphic
 

Ajudando Brasileiros Cumprir o Ide

COMEÇO DE UMA HISTÓRIA

O começo real desse projeto não pode ser determinado, pois está oculto no eterno projeto de Deus, cujos propósitos não podem ser datados pelo nosso tempo. Mas “a plenitude do tempo” do projeto pode ser delineada cronologicamente.

A primeira idéia de uma nova agência missionária surgiu quando de um encontro de pastores promovido pela missão ABWE, em 2004, na cidade de São Paulo. Na ocasião a missão se fez representar pelos irmãos David Southwell e George Collins, que levantaram nos presentes a sugestão de um projeto missionário transcultural. Na ocasião estavam presentes, entre outros, os pastores Jenuan Silva Lira (Fortaleza) e Walmir Paes (Natal). O encontro terminou com a escolha de uma diretoria provisória e uma agenda de atividades. Cada pastor saiu com a incumbência de divulgar os resultados no seu campo, ficando clara a necessidade de um reencontro posterior.

As coisas não andaram no ritmo ideal, mas as sementes de São Paulo não morreram, voltando a receber atenção após uma viagem a Cabo Verde, em 17 de março de 2006, da qual participaram os pastores Jenuan Lira, George Hicks, Izaías Arruda e o irmão Bruno Calíope. A viagem foi ricamente abençoada em vários aspectos, deixando a certeza de que deveríamos enviar missionários àquele país africano.

Deus inclinou o coração do pr. Izaías a ser o primeiro missionário em Cabo Verde, sendo seguido pelo pastor Manoel Messias Júnior, que também sentiu esse chamado após conhecer o projeto em uma apresentação feita pelo pr. Jenuan Lira no Seminário Batista do Cariri.

Diante da real possibilidade de enviarmos essas famílias para Cabo Verde, voltou ao centro das atenções a necessidade de uma agência missionária de propósito transcultural. As sementes adormecidas começam a dar sinal de vida. Desse modo, reunidos por convite do pr. Jenuan Lira, na biblioteca do Seminário e Instituto Bíblico Maranata, instalou-se uma comissão mista de pessoas interessadas em pensar sobre a futura agência, no dia 21 de maio de 2006. Na oportunidade estavam presentes cerca de 15 pessoas entre pastores, missionários, professores do Sibima e outros irmãos interessados.

Algumas outras reuniões foram feitas até outubro de 2006, quando, em uma conferência missionária nas dependências do Sibima, a agência missionária denominada Ministérios Multiculturais Maranata foi formalmente apresentada a pastores e líderes de várias igrejas de Fortaleza. A entidade deverá também ter um nome de fantasia que será usado no Brasil – Missão Multicultural Maranata. Na oportunidade foram apresentados alguns documentos ( Declaração de Fé, ante-projeto do Estatuto, Diretoria Provisória, Planilha de custos para o sustento dos missionários, entre outras coisas).

Estes são os “humildes começos” da Missão Maranata. Seus alicerces são hoje lançados sob a dependência e as bênção do Senhor da seara, de Quem ganhamos essa visão e para Quem queremos fazê-la prosperar, até que Ele venha.

“Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20 RA)

A serviço do Mestre e Senhor da Seara,
Pr. Jenuan Silva Lira.